cachorro pode comer açai?

Cachorro pode tomar açaí?

É normal ter dúvidas com relação ao que pode ser oferecido ao seu cachorro sem colocar a saúde dele em risco, principalmente quando você opta por uma alimentação natural.

O açaí é um alimento muito difundido em todo o país e que é consumido de várias formas diferentes. E por ser um produto natural, muitas vezes é percebido como algo liberado e saudável, mas não é!

Seu cachorro não pode comer açaí! Oferecer uma porção de açaí seja pastoso ao natural ou na versão que se assemelha ao sorvete pode ser muito prejudicial para a saúde do pet.

Teobromina: presente no açaí e perigosa

O açaí é um alimento natural e saudável para o consumo humano. No entanto, em sua composição existe uma substância chamada de teobromina.

A teobromina está presente no açaí, chocolate e guaraná. Por isso, todos esses alimentos devem ser evitados na alimentação do seu cachorro.

Uma vez que a teobromina é responsável por estimular o sistema nervoso e aumentar o índice cardíaco. E isso faz com que seu cachorro possa sofrer até mesmo ataques epiléticos e morte.

A teobromina é tóxica, ocasionando vômito, diarréia e tremores no cachorro. O mesmo se aplica aos gatinhos.

Caso seu cachorro consuma açaí, chocolate ou guaraná acidentalmente é preciso recorrer a ajuda especializada. Visando fazer uma lavagem estomacal ou outro procedimento que possa salvar o pet de complicações.

Açúcar é um outro problema

Em grande parte das receitas de açaí disponíveis no mercado nacional, existe uma alta concentração de açúcares diluídos na fórmula.

Isso é um problema bastante grave quando o assunto é alimentação animal. Porque o excesso de açúcar pode contribuir para o ganho de peso do seu pet.

Por isso mesmo, todos os alimentos humanos que possuem muito açúcar como o caso do açaí devem ser evitados na dieta do seu pet.

E se você pensar em oferecer alimentos com xilitol e outros aditivos que parecem mais saudáveis, evite!

O xilitol é extremamente tóxico para os cães, podendo causar sintomas parecidos com os relacionados ao consumo de açaí.

Adoçantes não podem fazer parte da alimentação canina. Ultimamente o índice de envenenamento por xilitol está mais alto, justamente por falta de informação.

Então se você estava pensando em bater polpa de açaí sem adicionar guaraná e sem açúcar para o seu cão, saiba que não deve. O problema está no açaí em si e o xilitol também é problemático.

Ofereça petiscos saudáveis

Se você está tomando açaí e seu pet olhando, ofereça opções de petiscos saudáveis, como morango ou banana. Lembre-se de não deixar qualquer vestígio do seu açaí nas frutas oferecidas ao pet.

Qualquer mínima quantidade de açaí pode ser extremamente prejudicial para seu cachorro, justamente por isso o ideal é oferecer um pedacinho de banana sem qualquer mistura com açaí.

Caso não seja possível, procure algo na geladeira como uma cenourinha e dê ao seu cachorro. Assim, ele não ficará olhando como quem pede o seu açaí enquanto você consome.

Com o petisco certo, vocês podem desfrutar de um momento gostoso junto enquanto seu pet come algo saudável para ele e você se delicia com o açaí.

Então fica a dica, e persistindo os sintomas, não deixe de imediatamente procurar no seu bairro um Hospital Veterinário 24 horas vamos cuidar dos nossos pets com muito amor e consciência, não deixe de compartilhar esse conhecimento com o máximo de pessoas!

Leave a comment